Além de contribuir com o meio ambiente, medidas de sustentabilidade ambiental também diminuem as taxas de condomínio.

Sustentabilidade ambiental está diretamente ligada à qualidade de vida. Por isso, é importante que o mercado de imóveis acompanhe o desenvolvimento ambiental e invista, cada vez mais, em condomínios sustentáveis.

De acordo com a última pesquisa da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Brain Inteligência Estratégica mostrou que 66% dos entrevistados consideram importante ter energia solar, e 56% pagariam mais para morar em um local que reutiliza água da chuva.

Além disso, outro fator importante é a biofilia: 57% dos entrevistados preferem morar em espaços arejados e integrados à natureza.

Condomínios sustentáveis e estrutura

É natural questionar se todas essas especificações são aplicáveis a apartamentos ou se apenas casas têm a estrutura necessária para incorporar essas tecnologias. A resposta é que, quando projetados com sustentabilidade desde o início, os apartamentos atendem perfeitamente a esses requisitos ambientais.

FRZ: sustentabilidade ambiental e econômica

A FRZ tem a sustentabilidade como um dos pilares desde a concepção dos empreendimentos até o pós entrega das chaves, quando entra o FRZ Play.

Trabalhar com a sustentabilidade ambiental desde o começo dos projetos permite, além da redução do impacto ambiental, a redução das taxas de condomínio.

Conheça as medidas de sustentabilidade ambiental que a FRZ aplica e quais impactos causam na qualidade de vida dos moradores.

Reuso de água da chuva

Todos os empreendimentos da FRZ fazem o reuso de água da chuva para tarefas nas áreas comuns, como limpeza de estacionamento e para regar os jardins. Essa medida, além de economizar água, impacta na redução da taxa de condomínio, já que os moradores não precisam arcar com os custos dessa despesa.

Biofilia

Biofilia é a conexão que as pessoas têm com a natureza, e tem ganhado destaque em muitos mercados, inclusive na área de arquitetura. Isso porque, além de colaborar com a sustentabilidade ambiental, já que aumenta a quantidade de áreas verdes no espaço, o design biofílico traz inúmeros benefícios aos moradores. Por exemplo: sensação de relaxamento, bem-estar, criatividade e até produtividade.

Imagem da área de crosstraining no Euro, em Botucatu. O espaço é ao ar livre, repleto de área de verde.

Espaço Cross training do Euro, em Botucatu/SP. O espaço fica ao ar livre, no mezanino do primeiro pavimento.

Energia solar

Os empreendimentos da FRZ possuem estrutura para receber as placas fotovoltaicas. O primeiro projeto a adotar essa tecnologia foi o Edifício Yunis, mas, como o sistema operacional FRZ Play permite atualizar os condomínios, logo o Elara, que já estava pronto, também recebeu a instalação das placas.

As placas fotovoltaicas, instaladas em todos os empreendimentos FRZ, geram energia elétrica para as áreas comuns. Isso quer dizer que toda a energia utilizada em churrasqueira, academia, salão multiuso, coworking etc, é limpa e renovável, ou seja, não gera custo para os moradores.

E qual o impacto dessas medidas?

Essas medidas não apenas beneficiam o meio ambiente, como também têm um impacto positivo na economia quando implementadas durante todo o ciclo de vida do empreendimento. A FRZ é pioneira na utilização do sistema operacional FRZ Play, que visa alcançar um condomínio custo zero, alinhando tecnologia e preservação ambiental para um futuro mais sustentável.

As tecnologias, quando utilizadas para preservar os recursos ambientais, impactam no futuro do meio ambiente e também na economia de um ecossistema.

Por exemplo, com a instalação das placas fotovoltaicas, a economia na conta de energia foi a partir de 50%.

Ou seja, conseguimos reduzir o uso de energia não renovável e, consequentemente, o valor da taxa de condomínio.

Se quiser conhecer mais sobre nossas medidas de sustentabilidade ambiental e conhecer os empreendimentos da FRZ,  fale com nosso time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *