Time de colaboradores da FRZ compartilha conhecimento e leva aprendizado aos alunos interessados em concluir a escolarização

Compartilhar conhecimento é acreditar no futuro. Foi com esse propósito que a FRZ idealizou e concretizou o projeto Escola na Obra, cujo objetivo é oportunizar o aprendizado aos colaboradores que trabalham nos canteiros de obra e não têm a escolaridade concluída.

O projeto foi estruturado por 38 voluntários, todos funcionários do time FRZ, que se dividiram nas tarefas de construção e organização das salas de aulas e do material didático com base nas informações fornecidas pelas Secretarias de Educação Municipal e Estadual.

Pedreiros, ajudantes, carpinteiros, eletricistas e auxiliares da limpeza, todos são beneficiados pelas aulas que acontecem de segunda a sexta-feira, no período da noite, no canteiro de obras dos empreendimentos Franzolin e conta com monitores e estagiários de pedagogia preparados para dar todo o suporte para o dia a dia do aprendizado dos estudantes que querem prestar as provas do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

Para Ana Paula Carvalho Santos, que trabalha como auxiliar de limpeza, o projeto trouxe a facilidade e o incentivo para concluir seus estudos: “Foi o pontapé inicial. Desde 2017, quando eu cheguei em Bauru, sempre eu falava que ia estudar e não conseguia começar. A Escola na Obra foi o start”, relata.

Além de facilitar o acesso à educação de muitos colaboradores, a troca é mútua para aqueles que estão na linha de frente do projeto, isto é, nas salas de aula. “Eu posso dizer que eu ensinava, e na mesma proporção eu aprendia”, declara Ana Luiza Panini, engenheira civil da Franzolin e voluntária que ministrava aulas de matemática e física às segundas-feiras. “A demonstração de felicidade por terem acertado a atividade ou o sorriso orgulhoso ao contar que tinham ido bem na prova [do CEJA]. Deixo uma parte do meu coração neste projeto inspirador”, completa.

Proporcionar oportunidades de realização é a missão da Franzolin Incorporadora, que trabalha muito além dos empreendimentos para construir um futuro melhor para todos por meio do olhar cuidadoso voltado para as pessoas e para o meio ambiente, atuando em diversas frentes. “A partir do momento que a Franzolin teve essa iniciativa [da Escola na Obra], é um incentivo que a empresa está dando pra gente, tem muitas pessoas que gostariam de ter essa oportunidade, então só tenho a agradecer e tenho certeza que vão vir muitos frutos através disso”, relata Ana Paula, que pretende terminar o ensino médio para depois ingressar em uma faculdade na área de humanas. “Eu ainda não decidi o curso, mas tenho certeza que quero trabalhar com crianças, então estou me formando e construindo essa ideia”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *