Entre tantos fatores que interferem na valorização dos imóveis, a arquitetura é um dos pontos principais, principalmente nos de alto padrão. 

Isso porque, além da estética, ela impacta a funcionalidade, conforto e integração com o ambiente ao redor.  

Portanto, um projeto bem elaborado e que combina inovação e eficiência com beleza transforma um apartamento comum em um ativo de alto valor no mercado. 

Veja, aqui, como a arquitetura influencia na valorização de um imóvel. 

Projeto de arquitetura é importante? 

Engana-se quem pensa que a arquitetura é somente decoração. Além desse papel tão importante, o projeto de arquitetura é a base para qualquer construção ou reforma de imóveis.  

Ao fazer qualquer obra sem um arquiteto ou com um projeto de arquitetura mal planejado, quando o apartamento é entregue, você pode se frustrar, principalmente pelo impacto negativo na funcionalidade do imóvel. 

  • Falta de tomadas ou tomadas mal localizadas 
  • Encanamento mal planejado 
  • Falta de luz e ventilação naturais 
  • Espaços mal planejados 
  • Problemas com a legislação municipal  

Portanto, sim, o projeto de arquitetura é realmente importante. É tão importante que apartamentos bem projetados são mais valorizados. 

 

 

Veja qual é o papel da arquitetura na valorização dos imóveis: 

Estética  

O impacto visual que o imóvel causa é decisivo em sua percepção de valor. Apesar de parecer ser somente a decoração, o arquiteto é responsável por cuidar dos detalhes para que essa percepção de valor se mantenha.  

Portanto, é o arquiteto que irá decidir quais serão os acabamentos, materiais, paleta de cores, iluminação e pela harmonia dos elementos.  

Essa combinação equilibrada das cores, materiais, texturas e estilos não se aplica somente ao interior dos apartamentos, mas também à fachada e áreas comuns, nos casos de condomínios verticais. 

Funcionalidade e otimização dos espaços 

Um bom projeto de arquitetura leva em consideração as necessidades dos moradores, sempre pensando em como os espaços podem facilitar a rotina. Por isso, a funcionalidade impacta diretamente na qualidade de vida. 

Há também a preocupação com iluminação e ventilação naturais, que devem ser prioridade na hora de elaborar os projetos, além, de claro, criar espaços de armazenamento que ajudem a manter a organização dos espaços sem sobrecarregar as áreas e a decoração. 

 

 

Sustentabilidade  

Uma pesquisa realizada pela ABRAINC e pela Brain mostrou que 66% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais caro por imóveis com soluções sustentáveis, como energia solar.  

E o papel de pensar em quais soluções se aplicam a cada imóvel é também do profissional de arquitetura. 

Além da economia de recursos naturais e da valorização do imóvel, os imóveis sustentáveis também promovem o bem-estar dos moradores. Isso porque quando um projeto é pensado para ser sustentável desde o início, ele traz outras soluções, como possuir mais áreas verdes e ter ventilação e luz naturais, por exemplo. 

 

Praça do Nações Timburi by FRZ

 

Integração com o entorno urbano 

Você já olhou para a fachada de um prédio ou de uma casa e teve a sensação de que ela estava integrada com a paisagem ao redor? Esse trabalho também é parte do arquiteto. 

“Os projetos de arquitetura devem respeitar e dialogar com o entorno. É importante estudar a área que o imóvel será construído para definir quais pontos serão privilegiados. A FRZ, por exemplo, possui o Rio 330. Nesse projeto, exploramos a localização do terreno que é a 200m do rio. Todos os apartamentos possuem varandas voltadas para o Rio Piracicaba, o que oferece uma vista privilegiada de uma paisagem relaxante, que torna cada momento ainda mais especial”, explica Renan Ataide, arquiteto da FRZ. 

Varanda do Rio 330 by FRZ

 

 

Projeto de arquitetura deve ir além dos espaços internos 

Em apartamentos, a valorização não acontece somente pela unidade em si, mas, também, pelo condomínio. 

Por isso, o projeto de arquitetura deve começar não só na hora da decoração, quando o cliente já estiver com as chaves do apartamento em mãos. 

Os projetos também devem passar pelo profissional desde a etapa de escolha do terreno. Assim, é possível garantir que todos os pontos que interferem tanto na qualidade de vida de quem mora quanto na valorização dos imóveis sejam atendidos: conceito de imóvel, funcionalidade dos apartamentos e dos espaços comuns, localização etc. 

Além disso, toda a parte legal da liberação de um empreendimento também é feita pelo profissional de arquitetura. 

Portanto, o papel de um arquiteto deixa de ser algo somente ligado à beleza de um imóvel e passa a ser também voltado à sua funcionalidade e qualidade de vida dos moradores, tornando-se um fator que interfere diretamente na valorização do empreendimento. 

Projetos acima da média, com valorização acima da média 

Quando falamos que a FRZ possui os imóveis que mais valorizam no mercado, é porque cuidamos de cada detalhe: escolha do terreno, construção, administração, atualização e, claro, desenvolvimento do projeto de arquitetura, interiores e paisagismo. 

Além de uma equipe interna de projetos, que viabiliza desde a parte legal dos empreendimentos até os detalhes de cada apartamento, nossos projetos são desenhados por arquitetos e paisagistas renomados no país, como Perin & Esteves, Edward Albiero e Maurício Costa, Carlos Rossi e Ricardo Cardim e Alessandra Cardim. 

Para conhecer os projetos da FRZ, clique aqui e fale com nossos consultores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *