Os apartamentos tomaram conta do cenário urbano, e para quem busca formas de torna-los mais aconchegantes e trazer mais vida e cor ao ambiente, existem algumas opções de plantas para apartamentos que podem ajudar.
Além de transformar a decoração, as plantas melhoram a qualidade do ar e interferem inclusive no seu humor.
Se você ainda não é “mãe de planta” ou “pai de planta” porque acredita que pode dar muito trabalho, não se preocupe. Iremos mostrar a você que dá para ter um clima muito mais agradável no seu apartamento e com plantas que são fáceis de cuidar, já que são mais resistentes.
Por que ter plantas em apartamento?
Se você ainda acredita que as plantas servem somente para decoração, veja só 6 benefícios que elas trazem à sua vida:
-
Melhoram a qualidade do ar
Pelo tamanho, as plantas para apartamento parecem “inofensivas”, mas mesmo as menores absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio, o que ajuda a purificar o ar. Além disso, algumas dessas plantas para apartamento conseguem limpar o ar, filtrando a poluição do ambiente.
-
Reduzem o estresse
Você provavelmente já ouviu dizer que as plantas ajudam a reduzir o estresse do dia a dia. Mas por que isso acontece? Um estudo mostrou que o primeiro motivo é porque elas causam uma sensação de “escape” em meio ao caos das cidades, e relatos mostraram que esse “escape” traz um distanciamento de demandas sociais e físicas.
Segundo porque o simples fato de ter que cuidar de uma planta te coloca em contato físico com a terra e suas folhas, e isso causa uma sensação melhor do que ter que realizar uma tarefa no computador, por exemplo. O impacto de menos estresse é sentido também na saúde, diminuindo os sintomas de depressão, ansiedade e até na pressão sanguínea.
-
Aumentam a produtividade
Com o ambiente mais agradável e menos estresse, sua produtividade também aumenta.
-
Umidificam o ar
Não é à toa que em cidades maiores e com pouca vegetação o ar costuma ser mais seco. Para driblar o problema, invista em plantas no seu apartamento. Elas liberam umidade através da transpiração, tornando o ambiente mais agradável.
-
Reduzem os sintomas de alergias
Para ajudar com as crises alérgicas, aposte em plantas sem flores. A Clorofito é uma boa opção, já a NASA apontou essa espécie como a principal para eliminar toxinas do ambiente. E o melhor: ela é uma excelente planta para apartamento, pois é fácil de cuidar.
-
Deixam o apartamento mais bonito
Às vezes, tudo o que falta para que o seu apartamento fique aconchegante e ainda mais bonito é uma plantinha. Além dos benefícios na saúde mental e física, as plantas ainda trazem cor e vida aos ambientes.
Quais as melhores opções de plantas para apartamentos?
Agora que você já sabe os benefícios de ter plantas em apartamentos, é hora de ver quais são as melhores opções para você.
Lembre-se que além de gostar da aparência da planta, você deve escolher uma que esteja de acordo com a sua rotina. Avalie quantas vezes na semana ela precisa ser regada, quanto de luz do sol ela precisa receber, como cultivar e escolha a que se adaptará melhor ao seu caso.
Samambaias
Fácil de encaixar na decoração, a samambaia é uma planta de ambientes internos. Pode ser colocada em vasos em cima da mobília, vasos suspensos e até em suportes de ferro com correntes. Também é uma das opções de plantas para apartamentos, já que se adapta bem à rotina de quem mora em espaços menores.
Luz e Rega
Quanto à luz, ela é fácil de se adaptar. A samambaia gosta de luz indireta, já que o sol direto queima suas folhas. Portanto, escolha um ambiente com sombra para colocá-la.
Já com relação à água, samambaias gostam mas não de solos encharcados. Regue-a diariamente, mas com pouca água, somente com o suficiente para umedecer a terra.
Além do sol, ela também não se dá muito bem com ventos diretos em suas folhas.
Solo
Como você já sabe, as samambaias são delicadas com relação à umidade do solo, por isso, na hora do plantio, é ideal utilizar condicionador de solo classe A, que tem boa capacidade de retenção da água.
Já para a poda, é importante retirar as folhas velhas, secas e amareladas sempre que elas aparecerem. O ideal é fazer a manutenção 1 vez ao ano, geralmente no início da primavera, antes dos novos brotos começarem a nascer.
Suculentas
As suculentas são plantas fáceis de cuidar, e há até quem colecione a plantinha, já que existem diversos tipos: algumas têm folhas com texturas, listras, cores vibrantes. Vale conhecer o maior número possível de variação para escolher a sua – ou, quem sabe, até começar a sua coleção de suculentas. Elas podem ser colocadas em vasos no chão, em cima de algum lugar ou até mesmo suspensos.
Luz e rega
Por serem originárias de local seco e de sol forte, são excelentes opções para quem mora em apartamentos que batem bastante sol. Escolha deixa-la em varandas ou perto de janelas que pegam bastante claridade.
Escolha um ambiente em que bata sol por boa parte do dia, e cuidado na hora de regar: regue-a somente quando o solo estiver seco. Quando ainda está úmido, significa que ainda há água por baixo, e molhar ainda mais pode acabar encharcando sua raiz e suas folhas.
Solo
Lembra que elas são plantas de origem desértica? Por isso, as suculentas gostam de solo leve, poroso e drenável. Para conseguir o solo ideal, você pode misturar o substrato para mudas com qualquer outro tipo de areia, exceto a de praia.
Pode ser até areia de construção! E já que elas não podem pegar excesso de água, escolha vasos com furo em sua base, assim, caso você coloque muita água, o excesso dela escorrerá e a terra ficará mais seca.
Jiboia (Pothos)
Pothos, Epipremnum Aureum ou Jiboia é uma planta popularmente conhecida como “planta de casa” justamente por ser fácil de cultivar em ambientes internos. Ela é originária da Oceania, especificamente das Ilhas de Salomão e é uma excelente opção para ajudar na purificação do ar.
A Jiboia é conhecida também por sua beleza marcante, e pode ser cultivada como pendente. Para manter esse efeito, coloque-a em vasos menores.
Luz e rega
A Jiboia é uma boa opção para apartamento, pois se adapta muito bem à luz indireta e também gosta de climas quentes, como os das áreas internas de apartamentos.
Já com relação às regas, ela também é fácil de cuidar. Quando o clima estiver muito quente, é ideal regar 3x na semana. Em períodos mais amenos, diminua para 2x na semana.
Solo
Ela se adapta bem a fertilizantes orgânicos, como húmus de minhoca. Misture com terra vegetal e areia grossa. É importante lembrar de adubar a planta a cada três meses com fertilizantes orgânicos.
Espada de São Jorge
É uma planta resistente, de fácil manutenção e versátil. Por essas características, é boa para quem está começando na jornada “mãe de planta” ou “pai de planta”. Além disso, para quem acredita no poder de proteção das plantas, ela é uma excelente opção para espantar as energias ruins da casa, por isso, especificamente para quem a escolhe para esse fim, é importante deixá-la na entrada.
E como ela também é uma forte aliada na purificação do ar, pode ser cultivada em quartos e espaços de home office, para ajudar a relaxar ou a se concentrar.
Outro ponto que torna a Espada-de-São-Jorge uma das opções de plantas para apartamentos é que ela também suporta bem o clima mais frio, por isso, pode ser plantada em ambientes com ar-condicionado.
Luz e rega
A Espada-de-São-Jorge é uma excelente pedida para ambientes com pouca luz, já que é bem resistente à baixa iluminação. A iluminação ideal para ela é a meia-sombra.
No entanto… Lembra-se que dissemos que é uma planta versátil? Se sua escolha for colocá-la na varanda, por exemplo, ela também se adapta a receber a luz direta do sol.
Já com relação às regas, elas precisam ser bem espaçadas para não apodrecer suas raízes. Para saber se é hora de regar, é bem simples: toque na terra. Se estiver seca, pode molhar, mas cuidado para não exagerar!
Solo
Utilize mistura com matéria orgânica ou substrato para cactos, pois eles evitam que o excesso de umidade se acumule.
Peperômia
Essa opção se encaixa perfeitamente em apartamentos já que não ocupa muito espaço, gosta do calor e, principalmente, não é tóxica. Para quem tem pets, pode deixar seu vaso de peperômia perto dele sem se preocupar.
Luz e rega
Assim como as outras plantas para apartamentos, a Peperômia deve ser cultivada em ambientes com luz indireta, pois o sol queima as folhas.
Para regar, fique atento às estações. No verão, elas precisam de mais água do que no inverno. No entanto, sempre antes de regar, preste atenção se a terra está seca para evitar que encharque.
Solo
A Peperômia gosta de terra rica em matéria orgânica e úmida. Para evitar que as raízes apodreçam, faça uma camada de drenagem no fundo do vaso.
Agora que você já sabe qual planta escolher para o seu apartamento, veja também os benefícios da biofilia, que a FRZ cultiva em todos os projetos para trazer ainda mais qualidade de vida a cada morador.