Bauru fica localizada no centro-oeste paulista e é a cidade mais populosa da região, com 379.146 habitantes, segundo o censo de 2022 do IBGE.
O que atrai tanta gente para a Cidade Sem Limites? Por ser uma cidade referência em educação, cultura, lazer e saúde na região, a qualidade de vida que o município oferece atrai pessoas de todo o estado.
Toda a população do município está dividida em cerca de 350 bairros, e para ter a qualidade de vida que você merece, é importante escolher aquele que melhor atenderá às suas necessidades.
Para isso, conheça, abaixo, curiosidades, as vantagens de residir na cidade e quais são os 4 melhores bairros para morar em Bauru.
Bauru é a Cidade sem Limites
Para quem já mora a cidade, esse termo já é conhecido. Para quem está chegando, vale saber: entre todos os “apelidos” que ela tem, esse é o mais conhecido e o que melhor reflete a essência do município.
Isso porque esse slogan surgiu no século XX, quando Bauru já era um dos principais polos econômicos do centro-oeste paulista, e a cidade crescia cada vez mais com a construção das ferrovias.
Assim, não havia melhor forma de definir o desenvolvimento da cidade como “Cidade Sem Limites”.
No entanto, apesar do slogan ter surgido anos antes, foi somente quando o ex-prefeito “Nicolinha”, que governou a cidade entre 1956 e 1959, divulgou uma poesia de homenagem à cidade, que o apelido de fato pegou.
Na época, Nicolinha era prefeito e dono do antigo Diário de Bauru.
“Eu te admiro:/ mais do que isso tudo,/ porque ultrapassas a cada instante as tuas fronteiras;/ porque te arrojas para além, sempre para mais longe,/ Bauru – Cidade Sem Limites!”.
Curiosidades sobre Bauru
O termo “Cidade Sem Limites” faz referência ao desenvolvimento da cidade, porém, Bauru tem particularidades que lhe renderam outros bons apelidos, como “Cidade Sanduíche” ou “Springfiled Brasileira”.
Isso porque além de grandes nomes terem nascido na cidade, Bauru ainda é polo universitário e industrial e tem algumas situações um tanto quanto peculiares em sua história.
Veja só:
Terra de grandes nomes do Brasil
Pelé começou sua carreira em Bauru/SP. A “Mônica”, personagem principal dos quadrinhos “Turma da Mônica”, é inspirada na bauruense Mônica de Sousa, filha do Maurício de Sousa. E o primeiro astronauta a ir para o espaço, Marcos Pontes, também nasceu na cidade.
Também podemos citar outros nomes, como Palmirinha, a vovó mais amada da televisão brasileira, Edson Celulari, ator renomado e João Bidu, um dos maiores nomes de astrologia do país.
Polo universitário
Bauru também é referência em universidades públicas e privadas.
O maior campus da Unesp, é aqui na cidade, e possui 3 unidades universitárias no campus: Faculdade de Ciências (FC), Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) e a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC).
Outra universidade bastante renomada é a USP (Universidade de São Paulo), que, com o Centrinho, é referência mundial em tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais congênitas e síndromes associadas, além de deficiência auditiva.
- Leia também: Referência mundial no tratamento de fissuras labiopalatais, hospital de Bauru sedia encontro de médicos de 75 países
Além dessas duas, há outras universidades reconhecidas, como UNIP (Universidade Paulista), Unisagrado (Universidade Sagrado), ITE (Instituição Toledo de Ensino), e centros de especialização, como a UniCPO, que recebe odontólogos de todo o mundo para especializações.
Lanche Bauru é patrimônio cultural imaterial do Estado
O sanduíche não foi criado aqui, mas, sim, por um bauruense que estava em São Paulo.
Casimiro Pinto Neto, estudante da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, tinha o apelido de “Bauru” (por ser bauruense), e um dia chegou à lanchonete e descreveu o lanche como ele queria.
Logo, a receita criada por “Bauru” se popularizou e todos chegavam à lanchonete pedindo o lanche “do Bauru”.
E apesar de hoje em dia chamarem lanches de presunto e queijo de “Bauru”, há uma Certificação do Sanduíche criada pelo Conselho Municipal de Turismo de Bauru (COMTUR) para indicar quais são os estabelecimentos que fazem a verdadeira receita.
O primeiro a fazer a receita original foi o Skinão, que é um restaurante clássico da cidade e que até hoje é conhecido por fazer o Verdadeiro Bauru.
Por que morar em Bauru?
A cerca de 326km da capital São Paulo, e é a cidade mais populosa do centro-oeste paulista. Além disso, é a sede da região administrativa a qual pertence.
O fato de estar rodeada de cidades menores, mas que também têm desenvolvimento avançado, como Lençóis Paulista, movimenta ainda mais o comércio de Bauru, já que a cidade recebe também visitantes da região para os shoppings, restaurantes etc.
Veja o que Bauru oferece
Para além desse fator, Bauru é uma cidade do interior com um quê de cidade grande. Seus quase 380 mil habitantes se beneficiam da qualidade de vida que o interior oferece, mas sem abrir mão de algumas vantagens que a capital tem.
Quando comparada a São Paulo, Bauru, por exemplo, tem um fluxo de carros menor, os lugares são mais próximos e o custo de vida também é menor.
No entanto, assim como a capital, grandes redes de restaurantes, academias e até indústrias estão instaladas na cidade.
Madero, Outback e KFC são alguns dos restaurantes que os bauruenses podem desfrutar.
Enquanto isso, há também uma movimentação ainda maior na economia quando falamos das indústrias e empresas da cidade, como a multinacional Tilibra Produtos de Papelaria LTDA, Plasútil, Mezzani, Servimed e muitas outras que, juntas, empregam milhares de pessoas.
Cultura e Lazer
Além da economia, podemos citar a cultura e lazer de Bauru.
Museu Ferroviário Regional de Bauru, Zoológico, Horto Florestal, Jardim Botânico e o Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” são alguns dos pontos que atraem bauruenses e moradores da região principalmente aos finais de semana.
Referência em educação e saúde
Já falamos aqui que Bauru é um importante polo educacional com algumas das maiores universidades instaladas na cidade, e vale dizer que também é referência em saúde.
Além do Centrinho da USP, temos o Hospital Estadual de Bauru, o Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU) e outros hospitais e laboratórios que são referência na região.
Quais os melhores bairros para morar em Bauru?
Agora que você já sabe que morar em Bauru é sinônimo de qualidade de vida, é importante escolher bem quais bairros você vai morar. Afinal, a infraestrutura da região que você escolher interfere bastante no seu bem-estar.
Se você está se mudando para Bauru agora, ou até mesmo se já mora na cidade, mas quer morar em um novo bairro, veja quais são os melhores bairros para morar em Bauru.
1 – Vila Aviação
Localizada na zona sul de Bauru, a Vila Aviação se destaca entre os melhores bairros para morar em Bauru.
É um bairro familiar e acolhedor, no entanto, tem uma boa infraestrutura de comércio e lazer, com os melhores restaurantes, padarias e academias ao redor.
Além disso, outro ponto relevante sobre a Vila Aviação é que os imóveis do bairro têm uma excelente liquidez no mercado. Não à toa, a FRZ escolheu esse bairro para receber 6 dos seus 13 empreendimentos lançados até o momento.
O bairro também possui câmeras de videomonitoramento, o que traz mais segurança aos moradores, e, quanto à localização, ele possui vias de acesso fácil a outros pontos importantes da cidade, como Getúlio Vargas, Unesp, Hospital Estadual, Unip etc.
2 – Getúlio Vargas
A Getúlio Vargas é uma das principais avenidas da cidade de Bauru e ainda pertence à Vila Aviação.
Por si só, é uma avenida principalmente comercial e empresarial, no entanto, as vias paralelas a ela são excelentes opções de moradia, com apartamentos e casas.
Além disso, a Getúlio Vargas dá acesso fácil a hospitais, tem supermercados, academias e uma ciclovia em praticamente toda sua extensão. Recentemente, a avenida recebeu um cursinho voltado para os vestibulandos de medicina.
3 – Avenida Nações Unidas
A Avenida Nações Unidas é um dos melhores bairros para morar em Bauru. É a avenida mais importante da cidade.
Por atravessar e ligar o município da zona Norte à zona Sul, é uma região fácil de morar.
A poucos minutos, você tem acesso a hospitais, escolas, universidades, supermercados, academias, postos de combustíveis e comércio em geral, como lojas, restaurantes e os dois shoppings de Bauru: Bauru Shopping e Boulevard Shopping Nações.
4 – Vila Universitária
Para quem vem a Bauru para estudar ou trabalha na área acadêmica, a Vila Universitária é uma boa opção. Fica próxima da USP, Unesp e comércios, como o Bauru Shopping e Skinão e a importantes parques, como Vitória Régia e Bosque da Comunidade.
Como escolher a melhor moradia?
Agora que você já sabe por que morar em Bauru e quais os melhores bairros para morar, é importante conhecer as opções de moradia que atendem às suas necessidades.
A FRZ possui empreendimentos na Vila Aviação, próximo à Avenida Getúlio Vargas e na Avenida Nações Unidas.
Todos os empreendimentos da FRZ possuem área de lazer e bem-estar completa e são pensados para trazer conforto, segurança e praticidade para o seu dia a dia.
Clique aqui e veja todos os nossos empreendimentos.
Leia também: