Foi-se o tempo em que morar em apartamento era sinônimo de ter que lidar com barulhos. Atualmente, algumas medidas de isolamento acústico podem ser feitas por você mesmo, sem precisar de grandes reformas.
Claro que para que você tenha ainda mais conforto o ideal é saber se o apartamento que você escolheu para morar foi construído para ser um apartamento silencioso, considerando o seu bem-estar.
Por isso, nesse artigo, separamos quais são as medidas de isolamento acústico que você pode adotar no seu lar e apresentamos também a certificação exclusiva antirruído da FRZ: SoundSafe®, que possui 6 camadas de proteção para garantir os apartamentos mais silenciosos do mercado.
Por que o isolamento acústico é importante?
Viver em lugares barulhentos impactam negativamente na sua qualidade de vida: estresse, mau humor e falta de concentração são só alguns dos sintomas que você pode caso viva em exposição constante de ruídos.
Por isso, algumas pessoas ainda têm tanto receio de morar em apartamentos, afinal, pensam que os barulhos da rua e, principalmente, dos vizinhos, serão realmente um problema.
- Falta de concentração para quem trabalha de casa
- Dificuldade para dormir
- Dores de cabeça constante graças aos ruídos externos
- Problemas com vizinhos barulhentos
- Falta de privacidade no seu próprio lar
- Desvalorização do imóvel
4 medidas de isolamento acústico para apartamentos
Morar em um apartamento silencioso é sinônimo de qualidade de vida. Por isso, considere a instalação de isolamento acústico como um investimento – até porque, apartamentos silenciosos realmente são mais valorizados.
Veja 4 medidas que você pode adotar para ter mais tranquilidade no seu dia a dia:
Instalação de cortinas acústicas
Ao contrário das cortinas tradicionais, as cortinas acústicas são feitas em materiais mais densos, como PVC, poliéster ou algodão e possuem diversas camadas, o que ajuda a absorver o som que sai do seu apartamento e a bloquear os ruídos que vêm de fora.
Na hora de escolher a sua, é importante checar qual o nível de redução de ruído que o fabricante promete, que pode chegar a até mais de 90%.
Tapetes ou carpetes
Parecem úteis apenas para decoração, mas tapetes e carpetes ajudam a reduzir o eco em pisos mais rígidos, como cerâmico, porcelanato e madeira, que são materiais que amplificam os ruídos.
Para melhorar o isolamento acústico e amortecer as vibrações, vale investir em materiais de fibras mais densas, como os felpudos ou de lã e até adicionar camadas extras de tapetes, o que ajuda a intensificar o isolamento acústico.
Vedação de portas e janelas
Essa é uma das medidas mais eficazes de isolamento acústico, já que os ruídos externos de trânsito, vizinhos e até obras acabam entrando pelos vãos.
Além do isolamento acústico, a vedação de portas e janelas ajuda a manter a temperatura interna do ambiente.
Existem alguns tipos de vedação: fitas de espuma, fitas de borracha e vedação com silicone.
Revestimento de tetos
O revestimento ajuda a melhorar o isolamento acústico dos ambientes e pode ser aplicado diretamente no teto. Desta forma, ele ajuda a diminuir os ruídos que vêm, principalmente, do andar superior.
Existem diferentes tipos de revestimento, como espuma acústica, forro de gesso acartonado e outros.
Quanto mais camadas houver, mais eficiente será o isolamento.
Os apartamentos mais silenciosos do mercado
Com mais de 10 anos de experiência em construção civil e após entrar no mercado de administração de condomínios com o FRZ Play, a FRZ desenvolveu uma certificação exclusiva chamada SoundSafe® que garante os apartamentos mais silenciosos do mercado.
“Com o FRZ Play, a gente passou a acompanhar de perto quais eram as dificuldades dos moradores dos nossos apartamentos e fomos aprimorando a cada projeto. Descarga, esquadrias, vidros… Então, chegamos no que hoje chamamos de SoundSafe®: 6 camadas de barreiras de ruído que barram os ruídos da rua e dos vizinhos. Por isso, fazemos questão de estar perto dos nossos clientes mesmo depois da entrega das chaves. É assim que garantimos qualidade de vida aos moradores e valorização dos imóveis”, conta Luiz Franzolin, CEO e sócio-fundador da FRZ.
Tecnologia Redux para descarga
Utilizamos a linha Redux que reduz os ruídos na hora da descarga. Dessa forma, o barulho dos tubos não incomoda os vizinhos.
Forro duplo de gesso
Na FRZ, o revestimento de tetos já é uma realidade. Os barulhos do andar de cima não chegam até você.
Isolamento acústico na parede
Para garantir mais privacidade, nossos apartamentos possuem isolamento acústico na parede para barrar ruídos do lado de fora.
Isolamento acústico nos pisos
Os pisos também possuem isolamento acústico que abafam os ruídos do vizinho de cima.
Vidros antirruído
Os vidros antirruídos são uma solução eficiente para bloquear sons externos, proporcionando mais conforto acústico dentro de casa.
Esquadrias antirruído
Para garantir o alto padrão de qualidade e o máximo de isolamento acústico, as esquadrias de portas e janelas são fabricadas pela própria FRZ.
Esses são só alguns dos fatores que interferem quando você mora em lugares barulhentos. Portanto, se você já mora em um apartamento e sente falta de ter um pouco mais de tranquilidade, existem medidas de isolamento acústico que podem te ajudar.
Vantagens de morar em um apartamento com isolamento acústico
Agora que você já conhece os apartamentos mais silenciosos do mercado, veja quais são as vantagens de morar em um lugar com isolamento acústico:
- Conforto e bem-estar
- Sono de qualidade
- Aumento da produtividade
- Mais privacidade
- Redução de estresse
- Valorização do imóvel
Para ter mais qualidade de vida e morar em um apartamento silencioso de verdade, clique aqui e fale com nossos consultores.