O sucesso de um empreendimento imobiliário é refletido através das vendas e da qualidade de vida que os moradores terão, mas o trabalho começa bem antes, na fase de incorporação do imóvel e, posteriormente, na construção.
No entanto, depois das vendas, é importante medir o sucesso de um empreendimento através da satisfação dos moradores – é quando surge a importância da administradora de condomínios.
Portanto, são três papéis fundamentais no sucesso de um empreendimento: incorporação, construção e administração.
Cada uma dessas empresas desempenha papéis essenciais em diferentes fases do projeto, mas interferem diretamente na qualidade de vida do morador.
E para ter certeza de que o imóvel que você escolheu para morar foi pensado desde o projeto para oferecer bem-estar é importante entender a função de cada uma dessas empresas e como a integração entre elas interfere positivamente na vida dos moradores.
- Leia também: 8 fatores que aceleram a valorização de um imóvel
O que é a incorporação?
A incorporadora é responsável pela concepção de um empreendimento. É quem identifica as oportunidades e garante a viabilidade do projeto, além de ser responsável também por torná-lo atrativo para o mercado.
O que a incorporadora faz
-
Análise de viabilidade
Essa etapa é a primeira, e uma das mais criteriosas. Aqui, a empresa vai determinar se o projeto é viável sob diferentes aspectos: financeiro, técnico, legal e de mercado.
A análise incorreta de qualquer um desses itens pode trazer consequências negativas ao empreendimento, como insatisfação dos clientes.
-
Desenvolvimento de projeto
Ao desenvolver o projeto, a incorporadora já passou pela etapa de estudo de público, definiu qual será a localização do empreendimento e os diferenciais dos apartamentos e do condomínio.
Então, chegou a fase de definir qual é o conceito de cada empreendimento, definir qual será o design arquitetônico, para qual perfil ele será adequado etc.
Além disso, aqui também entram as etapas legais, como aprovações e licenças municipais, estaduais e federais.
-
Planejamento financeiro
Com o projeto já desenvolvido, o empreendimento entra na fase de construção, mas algumas etapas referentes ao financeiro ficam por conta da incorporadora.
O que é a construção?
Quando as etapas referentes ao projeto são finalizadas, chega o momento de materializar o empreendimento. O papel da construtora vai desde a execução da obra até a entrega das chaves para os novos proprietários.
O que a construtora faz
-
Execução da obra
Tudo o que é referente a materialização do projeto fica por conta da construtora. Gerenciamento de equipes, controle de qualidade e o cumprimento de prazos são responsabilidades dessa fase.
-
Testes
Antes de entregar as chaves, a construtora deve garantir que todas as instalações, equipamentos e acabamentos estejam funcionando e com o nível de qualidade esperado pelos clientes.
-
Entrega das chaves
Após os testes, a construtora entra na fase de entrega das chaves. Os novos proprietários fazem a vistoria do apartamento junto com um responsável pela empresa, e, se houver qualquer observação, deve ser passada nesse momento. Assim, a construtora tem um prazo para resolver o problema e, então, entregar as chaves.
O que é a administração?
Quando a administradora entra em cena, incorporadora e construtora saem, e tudo passa a ser resolvido diretamente com a administração do condomínio.
Afinal, essa é a empresa que terá contato diário com os novos proprietários, e é também a responsável por garantir que tudo o que foi conversado no projeto seja colocado em prática.
O que a administradora faz
-
Gestão do condomínio
Tanto a gestão financeira, quanto a de pessoas e até resoluções entre os moradores são responsabilidade da administradora.
É ela quem vai definir, junto com os condôminos, quais serão as regras de uso dos espaços, prezar pela manutenção dos equipamentos e espaços, organizar assembleias e administrar os recursos financeiros do condomínio.
-
Prestação de contas
Com toda a responsabilidade financeira, pessoal e estrutural do condomínio, é dever da administradora ser transparente com os moradores.
Relatórios financeiros, atualização sobre andamento de serviços e devolutivas de reclamações feitas pelos condôminos devem ser apresentadas em assembleias.
-
Preza pela experiência dos moradores
É importante levar em consideração que, quando você comprou o seu apartamento, o projeto foi apresentado para que você vivesse uma experiência dentro do condomínio. Portanto, a administradora deve levar em consideração cada um dos pontos e garantir que o que foi prometido no momento da compra, seja cumprido após a entrega das chaves.
É possível integrar incorporação, construção e administração?
Agora que você já sabe qual é o papel de cada empresa na hora de construir um empreendimento, é possível perceber por que tantos clientes acabam frustrados após a entrega das chaves.
Quando incorporadora e construtora saem de cena e a administradora não leva em consideração o que foi planejado na etapa de projetos, as expectativas dos moradores acabam sendo frustradas, e surge também a sensação de abandono, já que quem vendeu o apartamento não é mais responsável pelo que acontece no dia a dia.
Por isso, a integração entre essas três etapas é fundamental para que o cliente tenha a qualidade de vida que ele almejou ter quando realizou a compra do empreendimento.
A primeira incorporadora e construtora que também administra os condomínios
Com isso em mente, a FRZ é a primeira incorporadora e construtora do Brasil que também administra os condomínios.
“Quando estávamos finalizando a obra do nosso primeiro empreendimento, percebemos que deixar na mão de uma empresa que não participou com a gente desde a etapa de concepção poderia causar experiências negativas aos moradores. Então, estudamos e percebemos que era viável termos também uma administradora exclusiva para os nossos condomínios. Assim, a experiência dos nossos clientes estaria completa. Então, surgiu a FRZ Play”, conta Luiz Franzolin, CEO e sócio proprietário do Grupo FRZ.
Quais as vantagens da integração para os moradores da FRZ?
Além da qualidade de vida dos moradores, a administração dos condomínios pela própria incorporadora e construtora tem impacto também na valorização dos empreendimentos.
Condomínio abaixo do mercado
Cashback, reuso de água e placas fotovoltaicas que geram energia para as áreas comuns são só algumas das maneiras que a FRZ encontrou para que os condomínios sejam autossustentáveis. Dessa forma, conseguimos reduzir o valor do condomínio – quando comparado a outros do mesmo padrão.
Todas essas são possíveis porque foram pensadas desde a etapa de concepção do empreendimento.
Atualização dos empreendimentos
Além da manutenção estrutural que já é papel das administradoras, a FRZ atualiza os empreendimentos.
O empreendimento Vista Sul by FRZ, por exemplo, recentemente passou por uma atualização na decoração do hall. Além disso, as tecnologias também são atualizadas para que todos os empreendimentos da FRZ tenham o mesmo padrão de inovação.
A atualização de sistema mais recente foi a portaria com reconhecimento facial. Antes, todos eram através de QR Code, mas com a entrega do Thropos com reconhecimento facial, os outros empreendimentos que vieram anteriormente estão no cronograma para receberem atualização – sem qualquer cobrança adicional para os condôminos.
O controle do que será lançado versus o que já temos também só é possível porque a mesma empresa que projeta e constrói também administra e preza para que todos os clientes tenham acesso aos mesmos padrões de qualidade e tecnologia.
Eventos exclusivos
A FRZ preza pelo bem-estar dos moradores. Com isso em mente, a FRZ Play desenvolve eventos exclusivos entre os moradores de cada empreendimento, como jantares temáticos nos espaços de uso comum.
Valorização do imóvel
Projetos bem elaborados, com um alto nível de qualidade na construção e administração que mantém os empreendimentos atualizados e traz mais qualidade de vida aos moradores, a valorização dos imóveis da FRZ é um de seus principais atrativos de mercado, tanto para quem vai morar quanto para quem pretende investir.
Sobre os imóveis da FRZ
A FRZ possui empreendimentos em Bauru, Lençóis Paulista, Piracicaba e Botucatu, no estado de São Paulo. Já no Mato Grosso do Sul, estamos presentes com o Ethos Hall.
Temos decorados disponíveis para visitação em empreendimentos que já foram entregues, desta forma, você consegue visualizar não só o nosso padrão de qualidade, mas também constatar como funcionam os condomínios na prática.
Para visitar um de nossos decorados, clique aqui e fale com nossos consultores.