O canteiro de obras é uma área onde se executa uma construção civil, oferecendo instalações provisórias essenciais para o andamento do projeto. Ele serve como base para a gestão administrativa, logística e coordenação das equipes, garantindo segurança e produtividade. Existem três tipos de canteiros: restrito, amplo e linear, dependendo do tipo de obra. A seguir, veja detalhes sobre cada um dos tipos e tire outras dúvidas.
O que é um canteiro de obras?
O canteiro de obras é uma área de trabalho da construção civil onde é realizada a execução de uma obra. O local pode ser temporário ou fixo, dependendo da operação, e serve como base para as instalações provisórias que são essenciais na realização de um projeto.
É no canteiro de obras que os trabalhadores têm acesso às áreas de convivência, além do depósito de materiais e serviços de infraestrutura que serão utilizados na construção de um empreendimento.
Para que serve um canteiro de obras?
O canteiro de obras serve como apoio operacional da construção civil, oferecendo as melhores condições para a execução do trabalho. É nessa área que ficam localizadas a gestão administrativa da obra, além da estruturação e coordenação das equipes, garantindo eficiência, segurança e o maior índice de produtividade possível.
A logística também é um fator importante, já que é no canteiro de obras que ficam todos os materiais que serão utilizados na construção, facilitando o transporte pelos trabalhadores.
Quais são os tipos de canteiros de obras?
Um canteiro de obras pode ser dividido em três tipos, que podem variar de acordo com o objetivo e as características da construção. São eles:
- Canteiro de obras restrito;
- Canteiro de obras amplo;
- Canteiro de obras linear;
1. Canteiro de obras restrito
Os canteiros de obras restritos são comuns em áreas urbanas onde o espaço é limitado, já que a obra ocupa a maior parte do espaço disponível do terreno. Dessa forma, é necessário otimizar o uso do local, principalmente ao planejar o layout do canteiro, visto que será necessário utilizar técnicas como o armazenamento vertical para que os materiais não ocupem muito espaço da construção.
2. Canteiro de obras amplo
Os canteiros de obras amplos são utilizados em construções maiores como condomínios, fábricas industriais ou pontes, por exemplo. Como o espaço para a obra é significantemente maior, é possível organizar de forma melhor o armazenamento dos materiais, facilitando a logística pelos trabalhadores.
É no canteiro amplo que é comum ver práticas sustentáveis da construção civil, já que o espaço disponível permite fazer a reutilização de materiais, por exemplo.
3. Canteiro de obras linear
Comum em obras de infraestrutura, como estradas, o canteiro de obras linear é usado em locais onde a construção é extensa. A logística é o principal desafio deste tipo de canteiro, logo, é necessário distribuir os materiais ao longo de toda a extensão da obra, a fim de evitar problemas logísticos e de coordenação.
Quais são os elementos obrigatórios de um canteiro de obras?
Um canteiro de obras precisa ter os seguintes itens obrigatórios para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-18:
1. Áreas operacionais:
- Central administrativa;
- Almoxarifado;
- Depósito;
- Portaria;
- Centrais de concreto e argamassa (quando necessário);
- Estacionamentos.
2. Áreas de convivência:
- Vestiários;
- Refeitórios;
- Instalações sanitárias;
- Espaço para descanso;
- Ambulatório;
- Alojamentos (quando necessário).
Quais são as etapas do planejamento de um canteiro de obras?
Ao planejar um canteiro de obras é necessário seguir as seguintes etapas para que o resultado seja satisfatório:
- Análise do terreno: é preciso avaliar as condições do terreno, incluindo verificação do solo e dos recursos naturais disponíveis. Garante planejar melhor o espaço disponível, além de prever possíveis problemas estruturais.
- Checklist de necessidades: realiza a identificação dos materiais e dos recursos humanos que serão necessários na construção de um empreendimento. Inclui equipamentos especificos para cada atividade, além de materiais suficientes para todas as etapas da construção.
- Elaboração do cronograma da obra: define os prazos para a execução da obra, considerando a mão de obra e o quantitativo de materiais disponíveis. É feito o planejamento de atividades e o estabelecimento de metas claras para os funcionários envolvidos no projeto.
- Detalhamento de orçamento: estrutura os custos previstos na construção e estabelece limites financeiros para cada etapa da obra. É importante para garantir que nenhum imprevisto financeiro aconteça ao longo do tempo de construção.
- Projetar o layout: é necessário construir o layout do canteiro de obras para que o espaço seja otimizado. Visa garantir a redução das necessidades logísticas, facilitar o acesso aos materiais e minimizar o risco de acidentes de trabalho.
Como um canteiro de obras deve ser organizado?
É importante organizar o canteiro de obras de forma que seja seguro e eficiente. Assim, é possível aumentar a produtividade dos profissionais envolvidos, minimizando deslocamentos na construção e auxiliando na execução do projeto estrutural.
Um canteiro de obras precisa ter um layout otimizado para garantir que as rotas de acesso sejam claras e seguras aos trabalhadores. Dessa forma, você garante que o risco de acidentes entre veículos e pessoas seja reduzido, além de facilitar a movimentação de equipamentos e materiais.
Falando em materiais, é necessário que o armazenamento seja seguro e organizado para evitar perdas. É comum que contêineres sejam utilizados, além da realização de inventários regularmente.
Outro ponto importante na organização de um canteiro de obras é a sinalização. Áreas de risco devem ser sinalizadas para que os trabalhadores não estejam expostos a riscos, além de definir possíveis rotas de evacuação em caso de problemas maiores.
É possível elaborar um canteiro de obras sustentável?
Sim, os profissionais podem fazer o uso de materiais recicláveis ou de baixo impacto ambiental para garantir que o canteiro de obras tenha práticas sustentáveis.
Além disso, é possível fazer o reuso de águas da chuva ao implementar sistemas de captação, visando a economia nos recursos hídricos. Também pode ser feita a gestão eficiente de resíduos ao priorizar a reciclagem e o reaproveitamento dos materiais usados na construção.
Quais normas de segurança um canteiro de obras precisa seguir?
O canteiro de obras precisa seguir normas de segurança como a NR 18. Veja quais normas são obrigatórias abaixo:
- NR 35: normas de segurança para trabalhos em altura;
- NR 24: norma que define as condições sanitárias de um projeto;
- NR 18: define as diretrizes de segurança e saúde do trabalho da construção civil;
- NR 12: visa garantir a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos;
- NR 10: normas de segurança em serviços de instalações elétricas;
- NR 6: uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
- NR 1: gerenciamento de riscos ocupacionais;
É preciso usar EPIs em um canteiro de obras?
Sim, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório em obras da construção civil. Esses equipamentos têm como objetivo proteger os trabalhadores, fazendo uso de capacetes, óculos de proteção, luvas, máscaras e sapatos adequados.
Dá para usar tecnologia em um canteiro de obras?
Sim, é possível usar softwares especializados para fazer a gestão de materiais, equipes e cronogramas em tempo real. Além disso, é possível usar drones para fazer a fiscalização da obra e garantir que o layout do canteiro esteja estruturado corretamente, otimizando processos e diminuindo riscos.
Qual é a diferença entre canteiro de obra e frente de trabalho?
O canteiro de obras é a área geral onde todas as atividades de execução de uma obra serão realizadas, incluindo as instalações de infraestrutura necessárias para os profissionais envolvidos.
Já uma frente de trabalho é uma área específica do canteiro de obras na qual ocorre a execução das atividades da construção civil, como a aplicação de revestimentos, montagem de estruturas etc.
Enquanto o canteiro de obras abrange todo o complexo operacional, a frente de trabalho é um local específico dentro desse complexo onde o trabalho é realizado.