No coração do Estado de São Paulo, Bauru é uma cidade que abraça as tradições e a cultura, mas que incentiva a inovação.
Em 128 anos de história, Bauru é berço de pessoas que nasceram para brilhar mundo afora, foi palco de grandes acontecimentos e está criando os líderes do futuro.
Cenário de educação e de desenvolvimento econômico
Bauru, além de ser um polo educacional, é também um centro dinâmico de desenvolvimento econômico. A cidade tem atraído investimentos significativos em diversas áreas, impulsionando seu crescimento e diversificação econômica. A presença de universidades que são referência nacional, como a UNESP, UNIP, Unisagrado e FIB não apenas enriquece o cenário educacional, mas também alimenta o mercado local com uma população estudantil ativa e empreendedora.
Essa população que acaba sendo flutuante na cidade cria um ambiente propício para a inovação e desenvolvimento dos negócios.
Podemos considerar a infraestrutura de Bauru como um dos pilares para o crescimento da cidade.
A 341km da capital e cercada por rodovias estratégicas, como a Marechal Rondon (SP-300) e a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). Há também um aeroporto regional, o Aeroporto estadual Moussa Nakhl Tobias.
A conexão de Bauru com outros centros urbanos e a facilidade de transporte de pessoas e mercadorias atrai empresas e indústrias que buscam eficiência na logística e acesso a diferentes mercados.
Em Bauru, há uma incrível variedade de segmentos industriais: alimentos, bebidas, metalurgia e empresas de tecnologia. Além dos pequenos negócios, há também empresas de renome no Brasil, como a Tilibra, Mezzani Alimentos e J. Shayeb, que é uma das maiores produtoras de cintos, bolsas, mochilas e carteiras da América Latina.
Segundos dados da Prefeitura, são mais de 4.000 indústrias e empresas na cidade, gerando milhares de empregos e contribuindo para o PIB do município.
O ambiente industrial diversificado em Bauru fortalece não só a economia, mas também cria um cenário favorável à inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Outra área que também merece destaque na cidade pela sua influência na economia é a de serviços e comércios.
Atualmente, são dois shoppings, que recebem lojas reconhecidas nacionalmente, e uma variedade de estabelecimentos espalhados pela cidade.
Além disso, o segmento de tecnologia da informação também tem ganhado destaque em Bauru, com empresas como Ikatec, Yank Solutions e New Way ganhando destaque em todo o país.
Cultura e Lazer
Um polo educacional e econômico no interior do Estado também precisa ser referência em cultura e lazer – assim, podemos garantir que os moradores possuem a qualidade de vida que merecem ter.
Bauru atende a todos os gostos:
- Para quem gosta do contato com a natureza, a cidade possui o Jardim Botânico, Parque Vitória Régia e o Zoológico Municipal, que é referência nacional.
- Para quem gosta de vida noturna agitada, podem conhecer o Armazém, Jack Music Pub, Servus Beer e muitos outros bares.
- Para os amantes de gastronomia, a cidade é repleta de restaurantes, bistrôs, lanchonetes etc.
Bauru: incentivando pessoas a mudarem o mundo
Uma cidade que valoriza a educação e o desenvolvimento só poderia incentivar pessoas a inovarem o mundo em que vivem.
Bauru é conectada a histórias de pessoas que mudaram o mundo. Podemos destacar o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço, Marcos Pontes, o Rei Pelé, que viveu sua infância e parte da adolescência na cidade e Mônica Sousa, protagonista dos quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa.
Marcos pontes, o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço
Nascido em Bauru, Marcos Pontes, que hoje é Senador pelo Estado de São Paulo, se formou no Colégio Liceu Noroeste em 1980.
Em 2006, ele se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço, representando não só o país, mas também Bauru.
Mônica de Sousa, a protagonista da Turma mais amada dos quadrinhos
Mônica de Sousa nasceu em Bauru em 1960, e seu pai, Mauricio de Sousa, a usou de inspiração para criar a personagem principal dos quadrinhos da Turma da Mônica.
Com a Turma da Mônica, milhares de crianças ao redor do Brasil aprenderam a ler e ganharam gosto pela leitura, mudando a realidade de inúmeras pessoas no país.
Rei Pelé
Já ouviu a frase “o Edson nasceu em Três Corações (MG), mas o (Rei) Pelé nasceu em Bauru”?
Isso porque o rei do futebol não é bauruense de nascença, mas, sim de coração.
Uma história curiosa sobre Pelé e que é contada pelo seu amigo Menezes, é que, como ele não tinha uma bola de futebol, as embaixadinhas eram feitas com a fruta manga verde.
Pessoas do nosso cotidiano também mudam vidas
Essas três personalidades são só algumas das que mudaram o cenário da ciência, cultura e esporte, e que têm ligação com a cidade de Bauru. E há muitas outras que fizeram história e nasceram na cidade, como Palmirinha, a vovó mais amada da televisão brasileira, Edson Celulari, João Bidu e Carol Castro.
No entanto, são quase 380 mil habitantes na cidade, o que nos dá diferentes opções de trajetórias que merecem ser homenageadas.
Para representar todas as histórias que teríamos para contar, convidamos o Presidente do Sincomércio, Wallace Garroux Sampaio e José Marta Filho, engenheiro civil e Diretor do IESB.
Para Wallace, além da garra do povo bauruense, a recepção com empresas e pessoas de outras cidades é o que diferencia o município e atrai novos investimentos e novos moradores.
E para José, o grande marco são os líderes do futuro que Bauru está formando através da educação.
Palco de ideias inovadoras
Inspirados pelas inovações que a cidade trouxe ao mundo, Antônio Ribeiro, Luiz Franzolin e Gustavo Kobayashi decidiram inovar as experiências de moradia ao redor do país.
Bauru é a cidade que a FRZ escolheu para iniciar algo novo, endereço dos primeiros empreendimentos e onde a empresa cresceu o bastante para buscar novos desafios.
Parabéns, Bauru! Temos orgulho de fazer parte dos futuros líderes do país que saíram dessa cidade.