A valorização dos imóveis não se restringe somente à qualidade da construção, localização ou tamanho dos apartamentos. Há diversos itens que fazem parte do projeto e que podemos incluir nessa lista, e o que mais tem se destacado no momento é a presença de áreas verdes tanto na região em que o empreendimento está localizado quanto dentro dos condomínios.
Áreas verdes ganham espaço no mercado imobiliário
Espaços de lazer em condomínio sempre foram atrativos: piscinas, academia, playground… No entanto, com a mudança no perfil de consumo para pessoas que se preocupam com práticas mais sustentáveis, os espaços verdes em condomínios também ganharam espaço.
Além da preocupação com sustentabilidade, ter espaços verdes nos condomínios, como praças e até hortas ou pomares, traz mais qualidade de vida:
- Melhora a qualidade do ar
- Promove sensação de tranquilidade e bem-estar
- Ameniza a temperatura
- Favorece a socialização
E empreendimentos que oferecem mais qualidade de vida, valorizam mais.
Outras ações sustentáveis que valorizam apartamentos
Ter áreas verdes no condomínio aumenta em até 20% a valorização de um imóvel, e existem outras ações sustentáveis que também colaboram com essa valorização, já que interferem na qualidade de vida dos moradores e na economia dos condomínios.
Veja quais são:
Placas fotovoltaicas
As placas fotovoltaicas são uma forma de energia renovável e sustentável, que convertem a luz do sol em energia elétrica.
Além da preservação dos recursos naturais, as placas fotovoltaicas podem reduzir as taxas do condomínio, já que a conta de energia pode vir com redução de até 50%.
Reuso de água da chuva
Utilizar água da chuva para atividades como irrigação e limpeza dos espaços é uma prática que, além da economia de recursos naturais, também reduz as taxas de condomínio.
A captação da água é feita através das superfícies impermeáveis do condomínio, como telhados, coberturas etc, que direcionam a água para as tubulações que levam a um sistema de coleta.
Iluminação em LED
Além de ser mais econômica a longo prazo, a iluminação em LED também é uma opção mais sustentável.
Por consumir até 85% menos de energia, quando utilizamos lâmpadas LED, a demanda de fontes não renováveis de energia diminui, o que implica em menos emissão de gases como o CO₂.
O resultado também é percebido nas taxas de condomínio, que ficam mais baratas já que consomem menos energia.
Coleta seletiva
A coleta seletiva é um dos principais e mais comuns meios de promover a sustentabilidade em condomínios.
Quando os resíduos são reciclados, há uma diminuição na pressão sobre os aterros sanitários e na exploração de novos recursos naturais.
Além disso, a coleta seletiva torna o ambiente mais agradável e sustentável, já que o condomínio fica mais organizado.
Apoio à mobilidade urbana
Além dos benefícios para o meio ambiente, incentivar a mobilidade urbana sustentável traz benefícios à saúde e até para as cidades, já que diminui o fluxo de carros no dia a dia.
Atualmente, há algumas construtoras que já incluem em seus projetos bike sharing, com bicicletas disponíveis para que os moradores utilizem quando quiser, sem limites de km.
Desta forma, é possível ir a lugares mais próximos de bike, reduzir a emissão de CO₂ e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
E há também o impacto na valorização do imóvel, já que condomínios que oferecem alternativas ao uso de carros se destacam principalmente entre os jovens, que tem um novo olhar para a sustentabilidade e qualidade de vida.
Estrutura para carregamento de veículos elétricos
Este é um dos diferenciais mais valorizados, já que há um aumento na demanda por esses veículos. Portanto, um condomínio que oferece estrutura para carregamento de carros de veículos elétricos agrega valor tanto pela praticidade que traz aos moradores quanto por estarem de olho nas inovações sustentáveis.
Condomínios que olham para o futuro são mais valorizados
Quando as construtoras e incorporadoras acompanham as tendências do público, constroem projetos que atendem as necessidades diárias e, por isso, são mais valorizados.
Por exemplo, o número de pessoas trabalhando home office aumentou, e algumas construtoras já adaptaram os projetos para acompanhar esse novo comportamento.
Entenda quais inovações podem ser implementadas para valorizar os condomínios:
Soluções para o dia a dia
Acompanhar as tendências de comportamento do público permite que as incorporadoras e construtoras façam projetos que se destacam entre a concorrência, já que trazem mais qualidade de vida aos moradores.
- Coworking com estrutura completa para quem faz home office
- Lavanderia compartilhada para quem busca praticidade na hora de lavar roupas
- Minimercado disponível 24h
- Academia completa para otimizar os treinos
- Espaços de lazer e autocuidado que trazem mais qualidade de vida
Veja também:
- 8 fatores que aceleram a valorização de um imóvel
- Administração de condomínios: 4 vantagens do FRZ Play
Sustentabilidade financeira nos condomínios
Condomínios que possuem práticas financeiras sustentáveis também são mais valorizados.
Na FRZ, os condomínios são geridos por uma administradora exclusiva chamada FRZ Play, que possibilita o desenvolvimento de ações que ajudam na economia e valorização dos condomínios, como cashback das soluções e atualização dos empreendimentos.
Apartamentos feitos para durar
A FRZ é uma empresa que preza pela sustentabilidade e qualidade de vida dos moradores.
Por isso, os condomínios possuem todas as inovações citadas neste artigo.
Desta forma, conseguimos manter além do excelente padrão de qualidade de vida de nossos clientes, garantir a valorização dos imóveis.
Para conhecer nossos projetos, clique aqui e fale com um consultor.