A valorização de um imóvel é importante não só para quem investe, mas, também, para quem compra. 

Isso porque além do retorno e até aumento de patrimônio investido, o conforto e a segurança da família dependem da preservação do imóvel, que deve estar com a manutenção, documentação e outros cuidados em dia. 

Veja, a seguir, quais são os principais fatores econômicos que interferem no preço dos imóveis e 8 fatores que ajudam a acelerar a valorização de um imóvel – independentemente do momento econômico que o país está. 

Fatores econômicos que interferem no preço dos imóveis 

A valorização de um imóvel depende de diferentes fatores, e um dos que mais afetam essa valorização é o fator econômico, que influencia o mercado imobiliário em geral. 

Entenda os principais: 

1 – Taxas de juros 

Um dos principais fatores no mercado imobiliário. Com as taxas de juros mais baixas, o financiamento de um imóvel torna-se mais acessível, o que aumenta a demanda do mercado e, consequentemente, seus valores. 

2 – Inflação 

A inflação em alta reduz o poder de compra, o que impacta negativamente o mercado imobiliário.  

3 – Crescimento econômico  

Quando um país está em fase de expansão econômica, com maior geração de empregos e renda, a confiança para comprar imóveis aumenta. Desta forma, esse crescimento impulsiona a valorização dos imóveis. 

4 – Política Monetária 

As políticas monetárias implementadas pelo governo e pelo banco central, como controle da inflação, regulação das taxas de juros e disponibilidade de crédito, têm efeitos diretos no mercado imobiliário. Uma política monetária que estimula o crédito e reduz as taxas de juros aquece a compra de imóveis, enquanto políticas mais restritivas desaceleram. 

8 fatores que aceleram a valorização de um imóvel 

Mesmo quem compra um imóvel para morar, e não pensando em investir, deve considerá-lo um investimento. Afinal, atualmente é um dos investimentos mais seguros, pois, mesmo em fases em que os fatores econômicos não estejam tão favoráveis, ainda é possível acelerar a valorização de um imóvel através de cuidados essenciais que você deve ter com o patrimônio. 

Além disso, um imóvel bem conservado não só aumenta o seu patrimônio, mas também preserva o conforto e a segurança da sua família. 

Veja, então, 8 fatores que aceleram a valorização de um imóvel 

1 – Manutenção regular 

Há dois tipos de manutenção: a preventiva e a de reparos. A manutenção preventiva deve ser feita periodicamente em instalações elétricas, hidráulicas, aparelhos de climatização e outros itens que podem se deteriorar conforme o tempo, e é com essa manutenção em dia que você terá a garantia de não ter problemas maiores no futuro. 

Já a manutenção de reparos é a que acontece quando há algum conserto para fazer, como, por exemplo, se você manchar uma parede, é importante pintá-la novamente. Quando os reparos são feitos logo que surge a necessidade, fica mais fácil de manter seu imóvel preservado e até de economizar no valor das manutenções. 

2 – Ambientes atemporais 

Algumas tendências aparecem e vão embora com a mesma agilidade. Por isso, vale a pena investir em decoração e acabamentos com um estilo atemporal. Assim, seu imóvel não ficará datado e se manterá sempre valorizado. 

valorização de imóvel AK 1107

AK1107 by FRZ, em Bauru/SP – 100% de valorização antes da entrega das chaves

3 – Melhorias sustentáveis 

Além de contribuir com o meio ambiente, melhorias sustentáveis ajudam a economizar nas contas recorrentes, como água e energia. Logo, é um fator que favorece a valorização de um imóvel, uma vez que os consumidores consideram como um diferencial morar em um local com placas fotovoltaicas, captação de água e iluminação LED. 

4 – Segurança 

A segurança é um dos principais fatores considerados na hora de comprar ou alugar um imóvel, por isso, vale a pena investir em câmeras de segurança, portão automatizados e alarmes. 

Quem mora em apartamentos tem um nível a mais de segurança, principalmente se houver portaria remota. 

Todos os condomínios da FRZ possuem portaria remota com reconhecimento facial da Porter, a principal empresa de segurança patrimonial do Brasil. 

Leia também: 

 

5 – Documentação em dia 

Imóveis com a documentação correta e em dia transmitem mais confiança para possíveis compradores ou inquilinos. Por isso, é importante regularizar os registros de reformas e atualizações, e manter pagamento de taxas e impostos e atualização de escrituras sempre em dia. 

6 – Áreas externas 

Quem mora em condomínios tem o imóvel ainda mais valorizado quando há áreas de lazer disponível aos moradores. 

No entanto, essas áreas precisam estar sempre bem cuidadas. Por isso, preste atenção também nos ambientes externos, tanto de casa quanto de apartamentos. Jardins, piscinas, churrasqueiras, playground e outros espaços devem seguir o mesmo padrão do interior do imóvel. 

área comum de empreendimento que teve valorização de imóvel

Churrasqueira do Yunis by FRZ

Isso inclui manutenção dos acabamentos, móveis bem cuidados, decoração atemporal etc. 

7 – Valorização do bairro 

Mais um fator decisivo na valorização de um imóvel é o bairro em que ele está localizado. Quanto melhor for sua infraestrutura, mais valorizados são os imóveis da região. 

 

Veja: 

 

8 – Gestão de condomínio eficiente 

Uma empresa que administra bem os condomínios, com certeza, faz diferença na valorização de um imóvel. Isso porque é a administradora que cuida da manutenção, segurança e que orienta a convivência entre os moradores, impactando diretamente na qualidade de vida e, consequentemente, no valor dos imóveis. 

A FRZ é a única incorporadora e construtora que administra os condomínios que constrói. Isso acontece graças ao FRZ Play, sistema operacional de administração de condomínios. 

Desta forma, toda a manutenção, segurança e atualização dos condomínios, tanto estrutural quanto de tecnologias, são feitas periodicamente pela própria FRZ. 

Além disso, há também soluções exclusivas que facilitam a vida dos moradores e impactam na valorização dos apartamentos. 

 

 

Quais são os imóveis que mais valorizam no mercado? 

De modo geral, imóveis que seguem os 8 cuidados citados anteriormente costumam ter boa valorização no mercado. 

Para quem busca um novo investimento ou então está à procura do seu novo lar, a FRZ possui os apartamentos que mais valorizam no mercado. 

Com um histórico acima da média do mercado, os empreendimentos da FRZ valorizam quase 100% antes mesmo da finalização da obra. 

Em mais de 10 anos de mercado, a FRZ é referência em qualidade de execução, e administração de condomínios. 

Para conhecer os imóveis que mais valorizam no mercado, clique aqui fale com um de nossos consultores. 

1 thoughts on “8 fatores que aceleram a valorização de um imóvel

  1. Elio Fernandes dis Santos disse:

    Foi buscando informações, avaliações que cheguei a este conceito, ou seja, um empreendimento que busca a evolução, visando a qualidade de todos os seus processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *